Localizada no espaço anexo da Praça Cultural do Dirceu, a Associação de Tecelagem do Dirceu I, oferece cursos de capacitação e produtos feitos pelos seus integrantes e alunos, nesse local ainda é oferecido que você conhece o espaço como forma de compreender os processos de feitura da Lã e de seus produtos.
[gallery size="large" ids="582,581,580,579,578,577,572,573,574,575,576"]
A arte milenar de tecer fios de algodão para criar uma versatilidade de peças ainda se mantém firme, assim como são as mãos de quem protagoniza a prática artesanal da tecelagem. Há aproximadamente 30 anos, um grupo integra o Núcleo de Capacitação e Produção de Tecelagem do bairro Dirceu I, situado na zona Sudeste da cidade, que conta com o apoio da Prefeitura de Teresina. São cerca de 16 famílias que extraem renda a partir das peças produzidas nesse local. Eles produzem em média 200 peças mensalmente .
Acompanhados de muita criatividade, quando estão nos teares, instrumentos mecânicos usados para fins de tecelagem, esses artesãos conseguem criar uma variedade de produtos duráveis e com bom acabamento. Apesar da rusticidade que permeiam toda essa prática, eles desenvolver peças modernas, com múltiplas cores e formas, a exemplo de redes, jogos americanos, tapetes, bolsas, colchas e passadeiras. A qualidade dos produtos feitos por esses tecelões teresinenses deram vida a marca intitulada de “Sol a fio”.
** Parte do texto dessa reportagem foi retirado do site oficial da prefeitura de Teresina
Mín. 23° Máx. 31°
Mín. 22° Máx. 30°
Sol com muitas nuvens e chuvaMín. 23° Máx. 33°
Sol, pancadas de chuva e trovoadas.