Terça, 19 de Janeiro de 2021
11 94844-3831
Anúncio
Geral PESQUISADORA

PESQUISADORA EXPLICA IMPORTÂNCIA DA DIMENSÃO DA SEXUALIDADE

PESQUISADORA EXPLICA IMPORTÂNCIA DA DIMENSÃO DA SEXUALIDADE

01/02/2020 21h14
4
Por: faladirceu
PESQUISADORA EXPLICA IMPORTÂNCIA DA DIMENSÃO DA SEXUALIDADE

O #FALADIRCEU, cada dia que se passa compreende a necessidade de entender a dimensão da sexualidade, através de um território educativo para nossa comunidade, a pesquisadora Eliana Rodrigues Mendes, que atualmente é a  Presidente - Círculo Psicanalítico de Minas Gerais, fala para nós o que é essa sexualidade de uma maneira direta e objetiva .

 

 

 

A sexualidade é uma das dimensões do ser humano que abrange uma complexidade que perpassa gênero, identidade sexual, orientação/preferência sexual, erotismo, envolvimento emocional, fantasias, desejos, crenças, valores, atitudes. A questão sexual sempre se afirmou como um tema inesgotável do desenrolar da vida humana, tanto nas ciências naturais como a biologia, a anatomia, quanto nas ciências humanas, como a literatura, a psicologia, a história universal. Para a psicanálise, então, a sexualidade é um fundamento primordial do psiquismo.

Dentro da riqueza de visões sobre a sexualidade, um autor como Foucault, em seu livro História da Sexualidade, considera o sexo como uma produção discursiva, sendo então um construto sóciohistórico. Nessa perspectiva, a sexualidade constitui-se muito mais como uma norma cultural que governa a materialização dos corpos, do que como um dado corporal sobre o qual se impõe artificialmente a construção de um gênero. Assim se justifica o título de nosso congresso, ao falar de sexualidades, no plural, e ao fato de termos de considerar sempre a contínua evolução dos conceitos e comportamentos sexuais, através do tempo histórico.

O sexo envolve não só o sujeito (com a tensão permanente entre o biológico e o psíquico) mas também a cultura. Questões importantes como a construção da identidade sexual, a iniciação do sexo genital dos jovens, tanto rapazes quanto moças, as escolhas amorosas, a maneira de posicionar-se frente ao casamento, o desejo de procriação e a forma como ela se dá, variam não só de cultura para cultura, como ainda nos diferentes grupos sociais.

Nos dias atuais, no entanto, com a globalização do planeta e a constante influência das redes de comunicação virtual, os comportamentos são muito mais próximos dentro de uma mesma faixa etária do que costumavam ser a algumas décadas atrás, quando ainda não havia a possibilidade de informação tão facilitada e veloz. De qualquer forma, esse tema, pela sua abrangência e importância, suscita sempre o maior interesse em todos nós. Assim sendo, nunca é demais dedicar-nos a refletir sobre seus desdobramentos e enigmas.

O presente evento que contempla O sexual, as sexualidades: da era vitoriana aos dias atuais, certamente nos trará muito enriquecimento.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Anúncio
Teresina - PI
Atualizado às 10h44 - Fonte: Climatempo
25°
Muitas nuvens

Mín. 23° Máx. 31°

25° Sensação
7 km/h Vento
83% Umidade do ar
90% (15mm) Chance de chuva
Amanhã (20/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 30°

Sol com muitas nuvens e chuva
Quinta (21/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 33°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Anúncio
Mais lidas
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias