Sexta, 22 de Janeiro de 2021
11 94844-3831
Anúncio
Geral ESTUDO

ESTUDO DIZ QUE GAMES EM EXCESSO PODEM CAUSAR DEPRESSÃO (MAS PELA INSÔNIA)

ESTUDO DIZ QUE GAMES EM EXCESSO PODEM CAUSAR DEPRESSÃO (MAS PELA INSÔNIA)

08/08/2020 13h44
6
Por: faladirceu
ESTUDO DIZ QUE GAMES EM EXCESSO PODEM CAUSAR DEPRESSÃO (MAS PELA INSÔNIA)

Passar muito tempo diante da tela é ruim para qualquer um, mas, para jovens em idade escolar, pode ser ainda pior. Pelo menos, é o que sugere um estudo concluído recentemente por cientistas da Universidade de Stony Brook, nos Estados Unidos, o qual relacionou o aumento na taxa de crianças e adolescentes que apresentam sintomas de depressão à exposição excessiva a games e smartphones — e não por conta dos aparelhos em si, mas pela privação do sono.

A pesquisa, conduzida entre os anos de 2014 e 2017, analisou a rotina de 3 mil norte-americanos nessa faixa de idade e a influência dos seus hábitos digitais sobre a saúde. Fatores como o tempo gasto diante da televisão e de jogos eletrônicos, a frequência de acesso às redes sociais e o uso de aplicativos de mensagens e da internet foram cruzados com dados como a quantidade de horas de sono e o humor dos voluntários.

 

 

 

Os resultados do cruzamento apontam que, quanto mais esses jovens ficam diante da tela ao longo do dia, menor é o tempo dedicado ao sono e maiores são os sinais de depressão. A conclusão é simples: a utilização quase indiscriminada de dispositivos eletrônicos, que já vinha sendo associada ao desenvolvimento de problemas de saúde física e mental e ao aumento da probabilidade de isolamento social, é também a vilã que afeta o bem-estar e o rendimento dos indivíduos em idade escolar.

Gamers estão mais expostos aos sintomas da depressão

O estudo também detectou que diferentes tipos de comportamento exercem influências distintas sobre a saúde. Exemplo disso é a conclusão de que crianças e adolescentes que passam mais tempo trocando mensagens com amigos estão menos sujeitos a desenvolver sintomas depressivos do que aqueles que se dedicam mais aos jogos, o que não diminui a gravidade da questão nem ameniza o fato de que o uso excessivo de aparelhos eletrônicos é prejudicial.

A privação de sono entre os jovens é tão séria que outra pesquisa, dessa vez da Universidade de Stanford, também nos Estados Unidos, classificou o problema como epidêmico: em 2015, o índice de indivíduos em idade escolar que dormiam menos do que deveriam era de assombrosos 90%. A consequência, claro, é a disparada no número daqueles afetados por ansiedade e depressão, além da queda no rendimento causada pela perda na capacidade de concentração — motivos de sobra para pais e educadores repensarem o acesso indiscriminado de crianças e pré-adolescentes a dispositivos eletrônicos.

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Anúncio
Teresina - PI
Atualizado às 16h12 - Fonte: Climatempo
30°
Muitas nuvens

Mín. 24° Máx. 30°

34° Sensação
4 km/h Vento
66% Umidade do ar
83% (18mm) Chance de chuva
Amanhã (23/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 32°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Domingo (24/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 33°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Anúncio
Mais lidas
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias