ATRASO DO DESENVOLVIMENTO NEUROPSICOMOTOR : O QUE É ?
Retardo neuropsicomotor é o termo utilizado para definir uma condição em que as habilidades psicomotoras da criança não são adequadas à sua faixa-etária. Ou seja, há um atraso para o desenvolvimento de capacidades cognitivas, de socialização, motricidade ou comunicação, por exemplo.
Associado a diferentes causas, o retardo neuropsicomotor pode resultar de doenças genéticas ou adquiridas. Porém, também pode ser transitório.
Por isso, é muito importante o acompanhamento especializado periódico de bebês com suspeita de retardo neuropsicomotor. Até que eles atinjam a idade ideal para serem diagnosticados adequadamente.
O retardo neuropsicomotor pode ser congênito, herdado de um dos pais, provocado por malformações fetais, causas ambientais ou adquiridas. As doenças genéticas que podem resultar em retardo psicomotor são causadas, principalmente, por alterações cromossômicas. Como as do cromossomo X, ou as numéricas (aneuploidia), em que há mais ou menos cromossomos do que o número normal.
Desde o nascimento, até os cinco anos de idade, a criança desenvolve diferentes habilidades: motoras, de comunicação e cognitivas. Ter atraso no desenvolvimento de qualquer uma delas pode ser um indicativo do retardo neuropsicomotor.
Embora o retardo neuropsicomotor não tenha cura, o tratamento ajuda a atenuar os sintomas e garantir mais qualidade de vida aos portadores.
Mín. 24° Máx. 30°
Mín. 22° Máx. 32°
Sol, pancadas de chuva e trovoadas.Mín. 23° Máx. 33°
Sol, pancadas de chuva e trovoadas.